Missa encerra a programação de homenagens aos 10 anos da tragédia da boate Kiss

Rebeca Kroll

Missa encerra a programação de homenagens aos 10 anos da tragédia da boate Kiss
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Uma missa na Basílica da Medianeira na noite de sábado (28), marcou o encerramento da semana de atividades em memória das 242 vítimas da boate Kiss, que completou 10 anos nesta sexta-feira (27). Cerca de 300 pessoas compareceram a celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Leomar Brustolin.

O ato foi feito com o objetivo de rezar em favor das vítimas do incêndio e para que os fiéis pedissem auxílio espiritual para os que partiram e consolação para os que ficaram. Entre os presentes estavam diversos familiares, amigos e integrantes da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Estes entraram na Basílica levando um banner que dizia “resgatar a memória é construir o futuro” e que foi segurado erguido durante toda a missa.

Eles se acomodaram nos primeiros bancos em frente ao altar e, por vezes, deram as mãos. Grande parte dos presentes portava roupas brancas e com imagens dos entes perdidos. No final da cerimônia 242 velas com o nome de cada uma das vítimas foram acesas e levadas em procissão até a capela, localizada ao lado da igreja. Durante o percurso, os fiéis cantaram um hino em homenagem a Nossa Senhora Medianeira.

Cerimônia especial

A aposentada Lorena Silva da Silva, 68 anos, é mãe de Luciano Ariel que morreu na tragédia aos 30 anos de idade. Ela conta que não teve coragem de participar das outras atividades da programação, mas que fez questão de comparecer a cerimônia de encerramento que para ela foi maravilhosa.

— Eu nunca fui numa missa em que eu me senti tão abençoada quanto essa. Faz 10 anos que os nossos filhos foram embora e a saudade é tão grande que não cabe dentro do peito. Meu filho era tudo na minha vida, eu perdi um pedaço de mim e é uma dor que eu não desejo para ninguém. Por isso eu peço que as pessoas se conscientizem sobre o que aconteceu, porque é algo que nós nunca podemos esquecer para que não se repita. A população nos olha como coitados, mas queremos respeito por nós e pela vida dos nossos filhos — afirma Lorena.

O Arcebispo Dom Leomar disse que foi realizada uma missa de sétimo dia após uma semana da tragédia em 2013, desde então ainda não havia ocorrido uma missa especialmente dedicada às vítimas:

— Para marcar os 10 anos do incêndio tantas iniciativas foram feitas e todas elas foram muito importante. Dessa forma, nós da Arquidiocese, também quisemos homenagear as vítimas e resolvemos realizar essa cerimônia na Basílica da Medianeira que é o mesmo local onde foi feita a missa de sétimo dia em 2013. Foi um momento muito forte em que nós rezamos e pedimos a consolação para não esquecer, para que a memória fique viva e que na força de Deus a gente recupere a esperança.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann, será o novo Diretor Geral da Secretaria da Educação do Estado Anterior

Ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann, será o novo Diretor Geral da Secretaria da Educação do Estado

Museu Julio de Castilhos completa<br>120 anos com restauro e exposição Próximo

Museu Julio de Castilhos completa
120 anos com restauro e exposição

Geral